Todos os anos, nesta época de jingle bells e virada de calendário, eu fico bastante tenso com o frisson que envolve; trânsito, pessoas, cidades e serviços.
Loucura!!
Família, é, família, ah… letra/música dos Titãs (1997), sucesso até hoje.
Foi essa a trilha escolhida para fazer fundo musical, ao momento em que tento escrever algumas palavras sobre o tema “família”.
Contextualizar o assunto nunca foi fácil, principalmente considerando as circunstâncias que o rodeiam, em um mundo acostumado ao descartável.
Daí, definir limites parece ser prioritário… haja vista que, hoje, família – enquanto instituição – está mais para o plural do que o singular.
Em princípio, trata-se de um amontoado de gente que possui em torno de si, um núcleo genético.
Acontece que, o silêncio cromossômico, no caminhar da Vida passa a compactuar com variados fatores epigenéticos; sociais, ambientais, culturais…citando alguns.
Fato curioso é que em cada juntada da família o número de participantes vai sempre aumentando… a chegada é maior que a partida.
Felizmente!! Afirmo eu com a autoridade de ter passado por mais de 7 décadas de ´amigos secretos´, pipocos de champanhe, perus recheados, rabanadas, tênderes (sim, fui consultar o plural: horrível…mas saboroso!), tudo servido com muito esmero, para orgulho de qualquer Babete de plantão.
Nesta versão, a casa encheu. De idosos a recém nascidos, o encontro foi fabuloso… com direito até a anúncio do tipo: “-mãe, tô grávida!”.
Entre os decanos, o papo sempre gira em torno de: “-tirei tudo, estou melhor”; “-melhorei, com a quimioterapia!”; “-estou comprando uma nova cadeira de rodas, maravilhosa!”; “-insuportáveis, os valores cobrados pelos planos da Unimed!”.
Já para os participantes da categoria ‘meia-idade’, os assuntos giravam entre: maternidade; casamentos; filhos; amamentação; dificuldade em fazer cocô!
Opa…este último tema parece que também desperta interesse nos idosos. E como!
Por último, a data traz sempre momentos de prazer e reflexões. O prazer de ainda estar presente à mesa; a reflexão com a dádiva de Vida recebida pelo menino da manjedoura.
Obrigado, DEUS!
Bônus 1: Panis et circenses – Gilberto Gil – https://youtu.be/bh5nmVAaBBw
Bônus 2: Família – Titãs – https://youtu.be/GJRT4_be0CI


0 Respostas to “família, é”