21
mar
20

passado e futuro é com ela, dona Gegê

centro 1

Falei há pouco com a Dona Gertrudes, 92 anos. Como a fase é de quarentena, o papo foi no #hitechmode… por chamada de vídeo!!

Apesar da idade, ela sempre foi aberta para as novas tecnologias de comunicação.

“-Meu filho, não tem coisa melhor do que ter na mão um aparelho conectado com o mundo!”. Está certíssima ela.

Não bastasse isso, minha amiga idosa também fuma [moderadamente] o seu cachimbinho de fumo de rolo, e gosta de tomar um pequeno trago antes do almoço… “-agora descobri a cachaça do nosso Brejo, pois o vinho do Porto está salgado para o bolso, ó pá!”… arremata Dona Gegê entre risos.

Dona Gertrudes é amiga da família desde os tempos da Rua Nova, na virada dos anos 50. Tempo de pouquíssimos carros nas ruas, e de carroças que vendiam mel de engenho… barato e rico em ferro que ajudava no crescimento, meu e de todo o coletivo pré-púbere da redondeza.

Pela tarde, passava o cuscuz Bondade. À sua chegada, a pelada no calçadão do Mosteiro de São Bento era interrompida para que saboreássemos a iguaria, também rica em ferro. Meu Deus… parecia que tudo era rico em ferro naquele tempo.

Eu comprava o meu cuscuz com a gorjeta que recebia da Dona Gertrudes, que, todo dia, me pedia para levar os seus palpites no jogo de bicho, cuja banca de anotações ficava próxima à Catedral. Era uma rua de muita fé. Em Deus, claro. E nos bichos também.

Voltemos para a vídeo-chamada do início do texto.

“-Que bom que você ligou, meu filho! Estou enclausurada e sem poder receber visitas por conta da peste, e de pertencer ao grupo de risco”.

“-Pois é, Dona Gegê… apesar da senhora ter me visto nascer, eu também estou nessa mesma situação por conta do COVID-19”.

 “-Falando agora com você, fiquei com uma vontade danada que você levasse a minha aposta no Pavão… por conta do ‘19’ dessa coisa ruim. Mas já se foi esse tempo…”.

 “-Que maravilha!! Levaria com maior prazer, Dona Gegê! Pena que tudo mudou… nem mesmo sei do amanhã… se estaremos por aqui pra receber o prêmio!”

“-Claro que sim, meu filho! Tudo que está acontecendo já era previsto. O planeta vem sofrendo há bastante tempo, com o ser humano deixando de ser criatura e se vendo como Criador… cortando árvores, queimando florestas, desviando rios, envenenando plantações, etc… O lado positivo de uma pandemia como esta é trazido pelo MEDO que nos faz refletir sobre a nossa exata dimensão no planeta, sobre o repensar em Deus, sobre o SER valer mais que o TER. Fique tranquilo… tudo passará e continuaremos na sobrevida”.

Agradeci a Dona Gertrudes e me despedi. Fui tomado pela emoção de ouvir esta lição por uma senhora de quase um século de vida e lucidez. Vou ver se consigo, durante a quarentena, jogar no 19.

Melhor não… já fui premiado com esse tesouro chamado Dona Gertrudes.

=============

*Nota: o nome Gertrudes, é fictício… somente o nome.

centro 4

centro 5


0 Respostas to “passado e futuro é com ela, dona Gegê”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário