14
out
12

de um extremo a outro

  • Nota Prévia: “Mâncio Lima [ http://bit.ly/QZSPnX ] é um município do estado do Acre, que já teve como prefeito (por dois mandatos), o paraibano LUIZ HELOSMAN: cirurgião-dentista, formado na UFPB, e meu colega de turma. Em julho deste ano, em Catingueira/PB, estivemos juntos. Na ocasião decidimos que iríamos conhecer, em 2013, aquele pedaço do Brasil. O Luiz concorreu nas últimas eleições a mais um mandato para prefeitura do município. Não logrou êxito! Hoje, achei por bem passar-lhe este e-mail, assegurando-lhe -juntamente com toda a turma- que a nossa viagem está DE PÉ – firme e forte!”

 

Queridos, LUIZ HELOSMAN e ÂNGELA:

O ano era 1974, ou talvez 1975.

O local era o Pavilhão do Chá, em João Pessoa, onde, saindo do sobrado das Trincheiras, você e eu tomávamos a segunda e última cerveja.

O dinheiro só dava pra duas. Sorvíamos muito vagarosamente, pois o ‘papo’ era merecedor de muita concentração: conversávamos sobre um futuro que mostrava-se tão incerto quanto a matemática de João, o garçom que nos atendia.

Lombardi, acho que vou lá pro lado do Acre, onde tenho um irmão que mexe com política, e eu percebo que também possuo esse ‘trem’ em meu DNA.

– Eita, Luiz, acho que você está certo, sim! Este Brasil é imenso e certamente lá você será, profissionalmente, muito útil. Boa sorte, bicho! (era a gíria da época)

Depois disso, nos despedimos, e fomos cada um em busca do seu destino, onde, sem sabermos, éramos esperados por Ângelas e Irenes – duas grandes guerreiras!

Voltamos a nos encontrar 30 anos depois, em 2005, nas comemorações das nossas três décadas de formados.

Desta vez o cenário foi o Hotel Gavoa/PE.

Foi lá que, entre as alegrias de louvores e sabores, botamos a conversa em dia, juntamente com as nossas singulares donas: Ângela e Irene.

Foi neste belo (re)encontro, que tomamos conhecimento da existência de um município brasileiro chamado Mâncio Lima/AC. E de maneira soberana, pois as apresentações estavam sendo feitas pelo casal ‘prefeito e primeira-dama’ da cidade. E em segundo mandado; detalhe que ‘dobrou’ o nosso orgulho – toda a turma!

Voltamos a nos encontrar em julho de 2012 – desta feita em um paraíso do sertão paraibano chamado ‘Serrote Agudo’.  (Beijo para Zé Tota, Moema, e familiares)

Um ponto alto deste inesquecível passeio, foi quando convocamos a nossa turma para uma ‘reunião de trabalho’. Nossa tropa é assim; basta juntar mais de cinco pessoas para trocarmos ideias e deliberarmos sobre eventos voltados para um só objetivo: comemorar a Vida e Amizade.

Todos os presentes aprovaram a ideia de –em julho de 2013– fazermos uma viagem ao Acre, com o intuito de estirar um ‘fio dental’ ligando o Farol do Cabo Branco (extremo Oriental), até o lado oposto; isto é, o EXTREMO OCIDENTAL do Brasil que fica em… Mâncio Lima!

Durante a reunião, soubemos que você/Luiz estava (ainda pela força do DNA) concorrendo a um terceiro mandato como prefeito, e que, após as eleições, iríamos trocar ideias de como viabilizar a viagem. Neste contexto, merece ser lembrado um importante aspecto: A NOSSA VIAGEM AO ACRE JAMAIS ESTEVE VINCULADA A RESULTADO DE ELEIÇÕES, MAS TOTALMENTE ATRELADA AO PRAZER DE ABRAÇÁ-LOS (Luiz, Ângela e família) EM UMA REGIÃO DO PAÍS ONDE VOCÊS, MESMO NÃO TENDO SIDO (desta vez) ELEITOS, JÁ ESTÃO IMORTALIZADOS PELOS VOTOS DA HISTÓRIA; COMO HERÓIS E DESBRAVADORES. O Brasil deve muito a vocês, e nós nos orgulhamos disso!! Sigamos…

  • AMIGOS DA ODONTO-75/ peço que observem que NÃO usei a logomarca da turma, pois entendi o presente texto como uma manifestação PESSOAL. Mesmo assim, resolvi compartilhar o assunto com vocês, principalmente os que estiveram presentes na reunião do Serrote Agudo.
  • LUIZ e ÂNGELA/ um dos anexos, ilustra uma lembrança-convite que recebi de vocês em 2007 e que, hoje, com o pensamento focado em vocês, tive o prazer de tirar do baú e rever: o convite de formatura da Dra. Priscila (filha).
  • Talvez seja a idade que mexe com esse tal de sentimento. O fato é que tive vontade de escrever essas linhas, sentindo-me ‘adolescente’ frente à perspectiva de conhecer Mâncio Lima.
  • Cuidemos, pois!

CD Ricardo Lombardi


0 Respostas to “de um extremo a outro”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário