Arquivo para 4 de agosto de 2012

04
ago
12

‘efeito garrocho’ na Paraíba

(04/8/2012) 11/ OBJETIVOS COMUNS/ Odontologia: PÓS-ELEIÇÃO DO DELEGADO ELEITOR/PB:

Ontem, aconteceu a votação que escolheu o Delegado-Eleitor da Odontologia paraibana. Compareceram 167 dentistas aptos ao voto, dentro de um universo de 3.404 profissionais inscritos no CRO/PB (segundo consulta feita há pouco no site do CFO), ou talvez perto de 5.000 profissionais (segundo informado verbalmente pelo presidente do CRO/PB).

Não importa quem está com a razão: se o site, ou o Dr. Abraão. O fato é que a ‘Chapa 2 – POR UM NOVO CFO’, que eu tive a honra de representar, não logrou êxito: 44 votaram por um Delegado com perfil de mudança (chapa 2); enquanto 121 colegas fizeram opção por alguém que conduzisse o voto paraibano pela manutenção do longevo modelo político-administrativo do CFO (chapa 1). Um voto em branco(!?), e outro inválido(!?), fecham a conta.

Considerando o número de profissionais da versão site do CFO (até porque fica impossível fazer contas na base de “quase 5.000”), podemos deduzir que apenas 4.90% dos dentistas paraibanos participaram do processo eletivo. Calma, gente! Não pensem que o percentual descaracteriza a legitimidade da escolha. Pelo contrário, estamos evoluindo. Antes do “EFEITO GARROCHO” a consulta, aqui na Paraíba, para Delegado-Eleitor, era feita em cima de, aproximadamente, 0.002% dos dentistas. Ontem, até fila para votar aconteceu!

-Na boa?! /Reconheço e respeito o resultado da escolha feita pelos colegas. Lamento apenas que, infelizmente, à Chapa 2 tenha sido negado –como sempre– o direito ao acesso à listagem dos “quase 5.000” colegas paraibanos. Muitos dos que foram votar, nem sequer sabiam da nossa existência, enquanto alternativa de proposta por mudança.

Está parecendo lamento de perdedores?! Garanto que não, pessoal. Estamos de cabeças erguidas, e conscientes de termos feito a coisa certa; inclusive com elevadíssima ‘importância pedagógica’ – fundamental na conquista e preservação do estado democrático de direito.

Neste ‘contexto pedagógico’/e dias antes da ‘Assembleia’/ demos entrada em Ação Judicial pela anulação da mesma, arvorados na tese de aplicação de um ‘modelo eleitoral’ que continua sem conceder CONDIÇÕES DE IGUALDADE entre as partes concorrentes. Até quando isso vai durar?! Não sei! Só sei que, no final da tarde de ontem, dia da ‘Assembleia’, soubemos do indeferimento da Ação.

Claro que assumimos um grande ‘risco político’. Caso a decisão tivesse contemplado a tese de IGUALDADE DE DIREITO entre as partes concorrentes, distribuiríamos um ‘Comunicado aos Dentistas Paraibanos’ justificando o porquê da nossa atitude. Infelizmente (ou mesmo felizmente, não importa) não foi feita a distribuição do documento. Como também não foi permitido que a Chapa 2 fizesse uso da palavra no intervalo do curso que precedeu a votação; sob o argumento de que também a Chapa 1 estaria impedida de fazê-lo. Entendi! Até no ‘impedimento’ permanece a desigualdade, uma vez que a Chapa Oficial teve todas as oportunidades do mundo para se dirigir aos ‘quase 5.000’ dentistas.

O Dr. Abraão contou na coordenação dos trabalhos com a ajuda do seu colega presidente do CRO/RN. Foram eficientes! Pelo menos muito mais do que na Assembleia realizada naquele estado-irmão. Parece que lá [assim fui informado] as portas foram trancadas antes do horário pré-estabelecido, e a votação se deu, em algumas ocasiões, de forma aberta, e não secreta, como determina o Regimento Eleitoral. É ou não é resultado do ‘efeito pedagógico’?!

Hoje, ‘day after’, em telefonema recebido do Dr. ARNALDO GARROCHO, pedi-lhe que ficasse à vontade, caso se fizesse necessário utilizar a ‘vaga paraibana’ para uma eventual composição política da chapa de oposição ao CFO. Levei uma bronca no melhor estilo mineiro! Dele ouvi que não abdicaria do meu nome somado aos de outros colegas integrantes do movimento POR UM NOVO CFO, e que eram consideráveis as chances de êxito. Vamos à luta!

  • Por último, quero parabenizar os colegas FERNANDO TORRES e RONALDO CAMPELO: dois bravos guerreiros! Igualmente rendo agradecimentos e homenagens a TODOS e TODAS que se engajaram ou compreenderam esta causa (foram bem mais do que 44, estou convicto). Destaque especial para os queridos graduandos e recém-formados em Odontologia que, ainda sem direito a voto, estiveram presentes e puderam testemunhar que “mais cedo do que tarde” uma NOVA ODONTOLOGIA surgirá. Viva a pedagogia! Viva o ‘efeito Garrocho’!

CD Ricardo Lombardi

Com o Dr. ARNALDO GARROCHO, em Vitória/ES, na reunião para construção da Chapa POR UM NOVO CFO.