PEQUENOS GRANDES VALORES
O crescimento vertiginoso de conquistas tecnológicas voltadas para oferecer-nos mais conforto e melhor qualidade de vida, é fato!
Será mesmo?! Há controvérsias…
O nosso ‘admirável mundo novo’ parece ter sido soprado por ventos provenientes do Vale do Silício (CA/USA). Inicialmente, parecia tratar-se de uma brisa passageira. Ledo engano!
O fato é que, desde os anos cinquenta, o que parecia viração, transformou-se em um ciclone que [até hoje e de forma sempre crescente] não para de espalhar chips, smartphones, iPhone, iPad, [iCredo?!]… e uma série infindável de downloads de novas palavras, capazes de confundir qualquer Aurélio de plantão. Ou bem pior, provocar turicas em nossos melhores Arianos.
Com tais equipamentos, encolhemos o mundo! Nosso planeta está sendo carregado sob a forma de minúsculos aparelhos que, bastando uma passada de dedo, nos traz respostas sobre tudo. Tudo mesmo! Até sobre a programação semanal de teatro na… Croácia!
O grande incômodo vem pela constatação de que: pelo arco desta ‘tecnologia da informação’, já deixamos para trás a fase homem-homem, em detrimento da atual fase homem-máquina. Esta última, é bom dizer, já emite sinais de que muito breve (se é que isso já não aconteceu) cederá lugar à fase máquina-máquina.
– Bacana, não é?! Até seria, caso algumas perguntas recorrentes pudessem ser respondidas com segurança. Duas delas: – estamos embarcando no trem certo?! – na ânsia da viagem, não estamos deixando de lado a benéfica convivência com valores reais?!
Admitamos: Teclar, não é o mesmo que escrever! Postar, nunca será igual a conversar! kkkkk, não vale um sorriso! \o/ jamais terá o calor de um abraço! E a lista é imensa…
Parece-me oportuno lembrar que a desmedida (pre)ocupação atual, de muit@s, com o cultivo de listas de seguidores e/ou amigos virtuais, jamais deverá substituir a emoção real causada toda vez que ouvimos uma canção que diz: ♪…amigo é coisa pra se guardar / no lado esquerdo do peito…♬
Se assim não for: PAREM ESSE TREM, POIS EU QUERO DESCER! Ou, talvez, dar unfollow!
CD Ricardo Lombardi
- Bônus: Pela Internet / Gilberto Gil – http://bit.ly/v8TuLn

Triste realidade essa professor. A inversão de valores e a perspectiva atual frente a tecnologia nos leva cada vez mais ao caminho sem volta do colapso das relações pessoais. A mesma internet e meios tecnológicos que nos aproximam de pessoas distantes, outrora inalcançáveis, é a mesma responsável pela formação do infindável abismo entre pessoas que passam o dia-a-dia juntos, porém, sem se relacionar. É a mecanização do homem, a humanização da máquina, e a pergunta que fica no ar: estamos de que lado dessa fronteira? Um “curtir” para o senhor. Ops, quer dizer, grande abraço!
Como será que se faz um download de afeto??
Fácil, meu camarada: basta fazer um amplo logoff nas máquinas, colher uma flor, abraçar a pessoa desejada, soltar as amarras e subir pra Lua! (depois de 9 meses, você verá o resultado de tanto afeto/kkk)