Arquivo para novembro \27\America/Recife 2011

27
nov
11

pequenos grandes valores

PEQUENOS GRANDES VALORES

 

O crescimento vertiginoso de conquistas tecnológicas voltadas para oferecer-nos mais conforto e melhor qualidade de vida, é fato!

Será mesmo?! Há controvérsias…

O nosso ‘admirável mundo novo’ parece ter sido soprado por ventos provenientes do Vale do Silício (CA/USA). Inicialmente, parecia tratar-se de uma brisa passageira. Ledo engano!

O fato é que, desde os anos cinquenta, o que parecia viração, transformou-se em um ciclone que [até hoje e de forma sempre crescente] não para de espalhar chips, smartphones, iPhone, iPad, [iCredo?!]… e uma série infindável de downloads de novas palavras, capazes de confundir qualquer Aurélio de plantão. Ou bem pior, provocar turicas em nossos melhores Arianos.

Com tais equipamentos, encolhemos o mundo! Nosso planeta está sendo carregado sob a forma de minúsculos aparelhos que, bastando uma passada de dedo, nos traz respostas sobre tudo. Tudo mesmo! Até sobre a programação semanal de teatro na… Croácia!

O grande incômodo vem pela constatação de que: pelo arco desta ‘tecnologia da informação’, já deixamos para trás a fase homem-homem, em detrimento da atual fase homem-máquina. Esta última, é bom dizer, já emite sinais de que muito breve (se é que isso já não aconteceu) cederá lugar à fase máquina-máquina.

Bacana, não é?! Até seria, caso algumas perguntas recorrentes pudessem ser respondidas com segurança. Duas delas: – estamos embarcando no trem certo?!  – na ânsia da viagem, não estamos deixando de lado a benéfica convivência com valores reais?!

Admitamos: Teclar, não é o mesmo que escrever! Postar, nunca será igual a conversar! kkkkk, não vale um sorriso! \o/ jamais terá o calor de um abraço! E a lista é imensa…

Parece-me oportuno lembrar que a desmedida (pre)ocupação atual, de muit@s, com o cultivo de listas de seguidores e/ou amigos virtuais, jamais deverá substituir a emoção real causada toda vez que ouvimos uma canção que diz: ♪…amigo é coisa pra se guardar / no lado esquerdo do peito…

Se assim não for: PAREM ESSE TREM, POIS EU QUERO DESCER! Ou, talvez, dar unfollow!


CD Ricardo Lombardi

23
nov
11

ao amigo cleucio

  • Nota prévia: há exatos dois anos, um grande companheiro passou a residir em outro plano espiritual. Naquele momento não foi possível, entre nós, nenhum tipo de despedida formal. Talvez por isso, em mim, ele ainda esteja por perto. Felizmente! O texto abaixo foi escrito quando eu, recém operado, tomei conhecimento da partida deste amigo-irmão (nov/2009). -Para Tereza, filhos, neta, e irmãos.
AO AMIGO CLEUCIO

Algumas intercorrências anularam a possibilidade de despedidas formais entre nós. Melhor assim. Quero preservar aceso, na memória, o impulso que me impeliu a escrever estas linhas, exatamente no instante em que todos lhe prestam as derradeiras e justas homenagens. Certamente, a estrutura do texto ficará muito aquém da modesta pretensão de transmitir a importância do nosso maior patrimônio: a amizade.
Durante anos e com absoluta reciprocidade, foi possível vivenciarmos uma bela amizade. Não me refiro à forma genérica do termo, mas ao estilo naturalmente cultivado por nós. Com diálogo franco e aberto, usando de poucas palavras e muita sinceridade, sempre encontrávamos o caminho para superarmos dificuldades ou compreendermos melhor o sentido das coisas. Como exemplo, recordo-me da época em que acreditávamos ser possível unir todos os segmentos da nossa Odontologia como único meio de resgatar e preservar a sua identidade. O fracasso foi retumbante e logo diagnosticado por nós, quando sentimos que a tarefa não se ajustava ao tamanho do sonho.
Como professores e formadores de opinião, sabemos que conquistamos alguns seguidores. Nesse aspecto, fomos vitoriosos, pois nosso sonho demonstrou força e agregou valores. Nosso pequeno séquito foi logo identificado pelo dileto amigo com a feliz expressão: “pessoas que não leiloaram suas amizades”.
Descanse em paz, meu irmão. Esteja certo de que, junto com a força das nossas mulheres, filhos, parentes e amigos, conseguiremos transmitir e preservar o maior legado deixado por você: dignidade!

23/11/2009

Ricardo Lombardi de Farias
Professor universitário-UFPB

09
nov
11

chega de corrupção

CHEGA DE CORRUPÇÃO

 

Pelos diversos meios de comunicação, virou rotina diária sermos apresentados a políticos e gestores públicos acusados de corrupção. Igualmente triste, é a maneira – sempre igual – com que os denunciados enfrentam os holofotes das notícias: – ‘são forças ocultas que, a serviço do mal, tentam, com fatos inverídicos, comprometer a governabilidade… etc e tal’.

– Então, como é que eu fico?!

Teimosamente, tento preservar o meu lado ‘velhinha de Taubaté’.

Sempre acreditei quando os/as regentes do poder executivo (todos os níveis) anunciavam – enquanto candidatos/as – que iriam nomear seus colaboradores pelo critério da meritocracia.

Legal! O que não falta neste país, são pessoas idôneas; com excelentes formações técnicas, e possuidoras de elevado espírito cívico.

Parece que o problema está mesmo no critério de seleção. Enquanto prevalecer a ‘meritocracia partidária’, o universo de escolha – com todo respeito – fica, além de acanhado, extremamente pífio. Ou seja, sem garantias quanto ao desejado aprimoramento da eficiência na prestação de serviços, como também no ritmo evolutivo das conquistas sociais.

Fala-se em desvios de milhões com a mesma naturalidade com que se defende a criação de novos impostos. A impunidade confunde-se com premiação, que, por sua vez, realimenta a ideia de parecer legítima – e até mesmo ética – a prática constante da famosa ‘lei do Gerson’. É o fim!

A velhinha de Taubaté continua a me perguntar: – ‘até quando, meu filho, essa tal de governabilidade resistirá ao inchaço da nossa indignação?!’

Não sei, minha senhora!

Sei apenas que: no dia 15/11, às 16:00 horas, no Busto de Tamandaré, nos encontraremos com Luís Fernando Veríssimo, os irmãos Sousa (Henfil e Betinho), Gonzaguinha, M.Souto, R.Tanouss, @DCUNHALIMA @irapuansobral, @petroniosouto, @had_betinho, e tantos outros que sonham ser possível  uma faxina decente neste país.

Inclusive, a presidente Dilma! Eu acho.

Participe!

CD Ricardo Lombardi

  • Bônus 1: É – Gonzaguinha (Simone)/ http://bit.ly/tvQkEg
  • Bônus 2: Fotos tiradas por RLombardi (1), e Herbet Betinho (2 e 3) / twitter: @had_betinho / por ocasião da #marchacontraacorrupção em João Pessoa/ 15.11.2011

1) A Marcha passando em frente ao Hotel Tambaú (1.500 participantes)

2) e/d: RLombardi, Olívia Maia, Toinho Mariz, Marcos Pires, e Petrônio Souto - 'Tropa de Elite'.

3) Basta de corrupção!