Arquivo para 6 de abril de 2010

06
abr
10

VELHO AMIGO, Juca!

VELHO AMIGO, Juca!

Conheço o Júlio Rafael há bastante tempo. Lamento que a nossa convivência não tenha permanecido com a mesma freqüência daquela havida nos bons tempos do Lyceu paraibano. Era uma época bastante fértil de descobertas diárias. Estar adolescente naqueles anos dourados, e com a inquietude cerebral/hormonal que a faixa etária impunha, transformava aquele fantástico educandário em um, naturalmente esperado, celeiro de grandes valores.

O Juca (assim o chamávamos), já era visto como uma pessoa com incrível potencial de liderança. Natural que esta condição fosse sempre acompanhada de atitudes ecléticas. Como poucos, ele sempre demonstrou ser possuidor de um lado camaleão. Ajustava com desenvoltura plena o seu comportamento de acordo com a pessoa, com o grupo, ou com o ambiente que estivesse, naquele instante, com ele interagindo.

Com um perfil dessa natureza, era evidente que se tornasse pessoa querida por inúmeras “tribos”. O termo cai bem. Vivenciávamos uma época onde a comunicação era quase feita por sinais de fumaça, e uma simples linha telefônica era patrimônio a ser declarado no imposto de renda. Pelo seu alto poder de circular com desenvoltura frente aos mais variados grupos, estilos, e tendências; ficou inevitável o surgimento, à época, de uma interpretação folclórica e, às vezes, erroneamente estigmatizada, em torno de sua pessoa. Hoje, diríamos tratar-se de uma “grife JJ”.

Felizmente eu fazia (e ainda faço) parte do grupo especial de amigos do Juca. Comigo, o seu comportamento sempre se mostrou com elevados, e recíprocos, níveis de elegância e ética; responsáveis pela longevidade da nossa amizade. Inclusive senti-me imensamente honrado quando, tempos idos, voltando ele de Mato Grosso para residir em JPA, em uma entrevista, citou o meu nome como referência de amizade. Faz parte do meu currículo, companheiro!

Sua atuação política, para mim, é “supra-partidária” – apesar de conhecer a sua história como um dos construtores do fortíssimo PT nacional. Sou um eleitor à moda antiga. Ainda escolho pessoas, antes de partidos. Aplaudo quando vejo no Twitter (será que vamos ter que declarar no IR?), o Júlio (PT) elogiar e recomendar a leitura de entrevista/matéria com o FHC (PSDB). Para mim, isso demonstra: maturidade; elegância; ética; compromisso de servir; e respeito ao direito de discernimento das pessoas.

Ontem, recebi uma ligação do amigo Juca/Júlio. Estava atualizando sua lista de endereços, emails, e confirmando sua candidatura a deputado federal nas próximas eleições. Gostei!

Amigo, Juca: receba esse texto como precursor do meu voto. Siga em frente!

Beijos, extensivos a Ana, Daniel e  toda tropa!

CD Ricardo Lombardi de Farias